A- A A+

In Angola

Vida e ação das Irmãs em Angola

EM 1936, 6 Irmãs alsacianas abriram dois Centros missionários no planalto interior, nas zonas muito afastadas das cidades. Elas se empenharam no cuidado dos doentes, se ocuparam das crianças órfãs e preparam as raparigas e as mulheres adultas para as suas diferentes tarefas assim como para a sua tomada de responsabilidade na família e na sociedade. Ulteriormente foram abertas outras comunidades. As Irmãs autóctones começaram a ser formadas a partir de 1947.

 

 


Atualmente são 31 comunidades repartidas em 12 Dioceses de Angola e uma comunidade foi aberta na parte sul, na Namíbia, País vizinho de Angola.

Entre as 159 Irmãs angolanas, 4 realizam a sua missão na Europa.Nos alegramos com a presença de postulantes e noviças em Angola, que se preparam para a vida religiosa assim como com as várias Irmãs jovens no juniorato.

A sociedade confronta numerosos desafios :
* As consequências da guerra civil (1975-2002) que são ainda bem visíveis. Muitas crianças crescem sem parentes. A reconciliação Nacional e a consolidação da paz exigem o compromisso de todos.

* O desemprego e a corrupção são grandes problemas. O fosso entre pobres e ricos aumenta consideravelmente. As mulheres são muitas vezes vítimas de descriminação e de violência.
* É sobretudo na zona rural onde a falta de equipamento sanitário e a possibilidade de formação é crucial. Em 1975, foi instituído o ensino gratuito para todos e a escolaridade obrigatória. Não obstante, existe ainda uma percentagem forte de analfabetos e crianças não escolarizadas. É sobretudo na zona rural onde há penúria em escolas e ensino bem organizado.

Pontosfortes da ação das Irmãs em resposta às múltiplas necessidades
A Igreja procura estar presente onde as necessidades são particularmente urgentes. Ela se empenha num trabalho de formação para ajudar as pessoas a saber discernir e se fazer uma opinião pessoal e, assim preservar os valores universais, humanos, morais, cristãos e tradicionais. Nossas Irmãs angolanas se empenham plenamente nesse sentido :

Educação e formação- Compromisso social- Promoção da mulher

* Cuidado das crianças nos dois Orfanatos.

* Trabalho nos Jardins de Infância.

* Direção dos Internatos que oferecem às raparigas das regiões rurais, a possibilidade de melhor se formar.

* O ensino nas escolas Estatais, das Dioceses e das outras comunidades religiosas.

 

* Alfabetização para os adultos e formação contínua do pessoal docente.
* Colaboração no programa da Igreja católica para a promoção da mulher angolana.

Domínio da saúde
* Direção de Centros de Saúde e Dispensários

* Trabalho nos Hospitais Públicos

Serviços pastorais
* Trabalho em equipa nas paróquias urbanas e nos dos Centros de pastoral das aldeias
* Catequese para todos os grupos de idades

* Compromisso junto dos jovens, na pastoral familiar e nos diferentes grupos de apostolado
* Formação de catequistas

Acompanhamento de grupos que querem viver o espírito da nossa fundadora
* « Comunidade que caminha » com as Irmãs (Membros Associados)
* Grupos de crianças « Madre Afonso Maria »

Em todos esses compromissos, as Irmãs estão particularmente atentas às pessoas que sofrem e vivem uma pobreza humana, moral ou espiritual.