A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

„(Madre Afonsa-) Maria levantou-se e partiu apressadamente - nós também?!”

27.-30.7.2023

Nestes dias em que jovens de todo o mundo se reuniram em Portugal para a Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), também nós, as Irmãs jovens das províncias europeias e da região, reunimo-nos na nossa Casa Mãe em Oberbronn.

Como eles, partimos - com Maria e com a nossa fundadora, Madre Afonsa Maria - com o desejo de aprofundar mais uma vez a nossa vocação e a nossa missão como Irmãs do Santíssimo Salvador. O nosso grupo alargou-se a três Irmãs angolanas que iniciaram a sua missão na Europa há algum tempo.

Escolhemos o tema do encontro em ligação com o tema da JMJ: (Madre Afonsa) Maria levantou-se e partiu apressadamente - e nós também!

Na sexta-feira, a reflexão pessoal e a partilha permitiram-nos analisar a carta do Papa Francisco aos jovens da JMJ, mas também refletir sobre as atitudes de Madre Afonsa Maria que estamos a redescobrir e como nos podemos inspirar nelas hoje.

No sábado, fomos a Niederbronn, onde rezámos nos lugares de fundação da Congregação e, à tarde, fomos a casa de "Elisabeth", as nossas "Irmãs mais velhas da Congregação" = as Irmãs que são cuidadas nos lares de Niederbronn e Oberbronn. Cada uma delas recebeu um "presente de amizade" que tínhamos trazido connosco. Foi de facto um belo encontro familiar entre duas gerações. À noite, apesar do tempo chuvoso, não deixamos de fazer o churrasco, mas simplesmente mudámo-lo para uma sala onde desfrutámos de uma deliciosa refeição com as Irmãs das comunidades.

O último dia foi dedicado a um encontro com a Superiora Geral, as Superioras Provinciais e a Assistente Geral da região.

Apesar de muitas Irmãs terem de fazer uma longa viagem para chegar a este encontro, passámos juntas um tempo alegre e fraterno, cheias do Espírito Santo, que nos fortaleceu e encorajou a servir o Reino de Deus e o nosso próximo.