A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

REABERTURA DA COMUNIDADE DO QUIPEIO

28 DE AGOSTO DO ANO EM CURSO

No Mês de Agosto os nossos olhos voltaram-se para a Missão Católica do Quipeio. No dia 28 do mesmo mês concretizamos o sonho do regresso ao berço da nossa província angolana. Neste dia, buscando as palavras do Papa Francisco: “ Olhar o passado com gratidão; viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”, vimos reacender o fogo do nosso carisma e espiritualidade naquela missão que marcou de certa maneira a nossa história, desde Setembro de1947, quando pela primeira vez as nossas Irmãs abriram e se intalaram na Missão de Quipeio com objestivo de ai manifestar a Ternura e misercórdia do Pai atrav~s dos serviçocs concretos de cuido aos doentes, internato femenino, formação religiosa - Noviciado e a particopação na pastoral em diversos dominios. Por causa da Guerra as Irmãs sentiram-se iseguras e foram obrigadas a abandonar a Missão no dia 11 de 10 de 1976, e conheceu a destruição de guerra e as suas consequencias que ainda hoje são bem notaveis. Mas pela graça de Deus, agora chegou o momento de reabertura. Quanta alegria! Quanta emoção!

O começo ao qual somos chamadas, não é uma reforma ou nova pintura: é refundação. Refundar significa para nós, voltar aos fundamentos. Nós Irmãs do Ssmo Salvador, temos de lembrar que o nosso fundamento é a pessoa de Cristo e é em torno d`Ele e da missão que novo começo acontece. Refundar significa ainda para nós o regresso ás fontes. Jesus Cristo É para nós a fonte de água viva.

A Beata Afonsa Maria, nossa Fundadora, aponta para nós suas filhas, esse mesmo caminho. No seu olhar sobre Jesus Crucificado, ela percebeu profundamente o amor salvador e a misericórdia de Deus e os transmitiu. A seu exemplo queremos estar presentes no mundo promovendo a vida.

O povo viveu esta expectativa durante 44 anos desde que as Irmãs abandonaram a missão por motivos do conflito armado. Desde 2008 a pedido do Bispo, as Irmãs começaram a assistirem a Missao em alguns domingos partir do Huambo.

Para a Celebração da Eucaristia contamos com 3 Bispos eméritos dois do Huambo e 1 de Mbanza Kongo, 24 sacerdotes, 35 Irmãs da Nossa Congregação (dentre elas algumas fizeram seu Noviciado em Quipeio), vindas de Benguela, Ganda Vila e Missão, Menongue, Bié, Lubango, Huambo e suas missões.

Hoje a comunidade Paul Elisabeth, da Missão de Quipeio, por enquando conta com três Irmãs, para os serviços de saúde, educação, formação feminina- internato, Pastoral catequética, juvenil e domicilair.