A- A A+

Aktuelles NewsSystem Single: PT

9 de Setembro de 2018 : uma data inesquecível !

Um acontecimento excepcional !

 

Numa Diocese as beatificações são raras. Mas, a do dia 9 de Setembro de 2018 foi de uma alsaciana, fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador, Madre Afonsa Maria.

Era preciso ver a efervescência à volta da Sé Catedral de Estrasburgo nas horas e minutos que precederam a celebração de beatificação presidida pelo Cardeal Ângelo Becciu, prefeito da Congregação para a causa dos Santos. Monsenhor Luc Ravel, Arcebispo de Estrasburgo, podia orgulhar-se de ver, dentro de poucas horas o espaço da capital de Europa transformado em capital do mundo ! Com efeito, autocarros inteiros chegavam de Alemanha, Áustria, Eslováquia, mas se constatava também a presença notável de Irmãs de Hungria, Angola, Camarões, Tanzânia, India, Argentina, USA.

Um ponto comum a todos esses fiéis em número de cerca de 2000, associados, religiosas, ministro ordenados, colaboradores das Irmãs, amigos : a alegria e o fervor ! Uma alegria que explode numa boa algazarra no pátio da Catedral, onde cada um fazia seu comentário na sua língua : « amazing », « emocionante », « wunderbar »… A celebração esteve à altura do acontecimento, solene, profunda, interpelante e alegre.

Ela inicia com o rito de beatificação. Depois de ter lembrado a biografia de Madre Afonsa Maria e o desenvolvimento da Congregação que ela fundou, o Cardeal leu e Declaração do Papa e o rito se conclui pela descoberta de uma esplêndida imagem da Bem-aventurada na Catedral que logo fez sair aplausos exprimindo a emoção, a alegria, a gratidão… para a Bem-aventurada chamada por alguns « a santa das periferias ».

Mais tarde, na sua homilia, o Cardeal detalhou a personalidade humana e espiritual da nova Bem-aventurada e não faltou convidar Estrasburgo, capital da Europa, a seguir seu exemplo rejeitando o fechar-se sobre si e o egoísmo para se abrir ao amor misericordioso.

Os alsacianos tinham razões de que se orgulharem da beatificação de um dos seus - Madre Afonsa Maria, de nascimento Elisabeth Eppinger, uma mulher simples e de origem modesta. No final da cerimónia, todos eram convidados para a veneração das relíquias.

No dia seguinte, 10 de Setembro, foi celebrada uma Missa de acção de graças por Monsenhor Christian Kratz, em Niederbronn les Bains (aldeia natal da Bem-aventurada).

Doravante, a Igreja dá-nos um novo modelo que nos convoca e impele a nos empenhar, por nossa vez no caminho da santidade. Então, como diz São Paulo, « corramos » no esforço para alcançar este objectivo e peçamos à Bem-aventurada Madre Afonsa Maria para rezar a Deus por nós.