A- A A+

Etapas da Beatificação

O Processo de Beatificação já tinha sido iniciado em Outubro de 1951, mas não podia ser prosseguido por várias razões. Após uma longa interrupção, foi reaberto em 2006. A fase a nível diocesana foi concluída em 2008, pelo que o processo continuou em Roma.

Um passo muito importante no processo de beatificação é o reconhecimento do grau de heroicidade das virtudes da pessoa. Para Madre Afonso Maria isso foi reconhecido e publicado em 19 de Dezembro de 2012, após o Papa Bento XVI ter recebido do prefeito responsável, o Cardeal Amato, um relatório bem detalhado sobre as fases do processo e que ele ratificou o acordo da Congregação para a causa dos Santos.

O reconhecimento da heroicidade das virtudes, no processo de beatificação, significa que a pessoa viveu, no seu tempo, de maneira exemplar, as virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade, assim como as virtudes cardiais, a justiça, a prudência, a força, a temperança, como as virtudes que provêm do Evangelho: a humildade, a pobreza, a castidade e a obediência. Doravante, Madre Afonso Maria pode ser chamada « Venerável Serva de Deus ».

Na etapa seguinte, o reconhecimento de um milagre obtido por intercessão de Madre Afonsa Maria era necessário. A Postuladora sempre recebia mensagens de pessoas que testemunhavam que suas orações eram atendidas. O milagre, que foi examinado e reconhecido, foi a cura de uma mulher que sofria de uma grave doença intestinal em 1955, em Mulhouse.

Depois do estudo das várias comissões competentes, o Papa Francisco, em audiência privada, confiou o Cardeal AMATO, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, para publicar o Decreto de Reconhecimento do Milagre, obtido por intercessão de Madre Afonsa Maria. Este foi o último passo necessário para a autorização da beatificação. O anúncio da notícia causou grande alegria e gratidão a todos aqueles que esperavam por este dia.

A celebração da beatificação, presidida pelo Cardeal BECCIU - Representante do Papa – teve lugar na Catedral de Estrasburgo no dia 9 de Setembro de 2018. Foi uma alegria extraordinária para todas as Irmãs de Madre Afonsa Maria em todo o mundo, para os leigos que vivem a nossa espiritualidade, para todos aqueles que a veneram e para a Igreja na Alsácia.

Que Ela interceda por nós, esta simples "mulher, apaixonada por Deus e incansável dispensadora da sua misericórdia para com a humanidade sofredora". Veneremos a serva fiel do Evangelho, testemunha audaciosa do amor de Deus. Acolhamos a sua mensagem e sigamos o seu exemplo, para sermos testemunhas credíveis de Cristo, que é a nossa paz e a nossa esperança. (Da homilia do Cardeal Becciu no dia da beatificação).

BEATA MADRE AFONSA MARIA, ROGAI POR NÓS!

Carta apostólica do Papa Francisco 

CARTA APOSTÓLICA

Nós,
acolhemos o desejo de Nosso Irmão
Luc Ravel
Arcebispo de Estrasburgo,
de numerosos outros Irmãos no Episcopado
e de numerosos Fiéis,
após ter ouvido o parecer
da Congregação da Causa dos Santos,
pela Nossa Autoridade Apostólica
acordamos que a Venerável Serva de Deus
Afonsa Maria Eppinger,
(nome civil Elisabeth) virgem,
Fundadora da Congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador

que, através do sofrimento, calando-se e rezando, foi testemunha do amor de Deus
especialmente para com os que estavam doentes no seu corpo e no seu espírito,
seja desde agora chamada Bem-aventurada
e que ela seja celebrada cada ano
nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo direito,
no dia 9 de Setembro.

Em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Publicado em Roma, no dia 24 de Agosto
do ano do Senhor 2018,
no sexto ano de Nosso Pontificado.

Papa Francisco

Podeis encontrar mais informações e orações em diferentes línguas sobre o site seguinte  www.alfonza-maria-eppinger.com