A- A A+

A formação inicial

No início do percurso numa comunidade religiosa, há um apelo pessoal de Deus dirigido a uma jovem.

As etapas de formação são : o Postulantado, o Noviciado e o Juniorado.

Mesmo antes, na « fase de orientação,” a jovem interessada pela vida religiosa pode obter informaçȏes mais exactas sobre a nossa Congregação e pode também, na sua procura, ser acompanhada por uma Irmã.

O Postulantado, cuja duração é de seis meses o mínimo, deve permitir à Postulante x assim como à Congregação, adquirir um maior conhecimento mútuo. Esta primeira etapa é organizada de maneira diferente em função do país, da situação da Província ou Delegação e também da Postulante concernida.

Durante os dois anos de Noviciado, o acento é posto sobre a iniciação à vida religiosa na nossa Congregação Apostólica. O aprofundamento dos conhecimentos religiosos, os ensinamentos sobre temas de teologia e específicos da vida religiosa são um aspecto da formação no Noviciado. A reflexão pessoal da noviça, beneficiando também de um acompanhamento espiritual é essencial na sua iniciação à vida espiritual e apostólica da Congregação. É muito importante aprender a viver em comunidade e nela se desabrochar. A finalidade desta formação é, de ambas as partes, discernir se a vocação pessoal da noviça pode concretizar-se na nossa família religiosa e se sim, de que maneira. É por isso que os tempos de silêncio e de oração são momentos-chave para aprofundar a sua relação com Cristo, crescer na sua vocação, mas também para chegar a uma decisão livre e pessoal.

Se no fim do Noviciado a noviça e a Congregação estiverem convencidas de que a vida religiosa na nossa Congregação corresponde ao apelo pessoal da noviça, então ela se compromete, publicamente, pela primeira profissão religiosa e se une, pelos votos, a Deus e à Congregação.

Em seguida, começa a etapa do juniorado, última etapa da formação de base. A Congregação confia uma missão à jovem Irmã e ela é plenamente integrada numa comunidade. Durante esse período, a Irmã, que se torna novo membro da Congregação, faz experiências mais fortes no quotidiano da sua vida religiosa. Ela realiza um trabalho concreto ou segue uma formação. Os encontros com outras Irmãs junioristas ao longo dos quais ela se enriquece pelos ensinamentos, as partilhas, as interpelações, o acompanhamento pela responsável do Juniorado e o apoio do conjunto da sua comunidade, são uma ajuda no seu caminhar para o dom total de sua vida a Deus pela profissão perpétua.